RSS

27 de fev. de 2008

Frango Xadrez




O frango xadrez é um dos pratos da culinária chinesa mais apreciados pelos ocidentais. A maioria das pessoas que já provou comida chinesa em restaurantes ou tele-entregas conhece e gosta desta receita. Existem vários ingredientes que podem ser utilizados para incrementar o frango xadrez. A versão que eu posto aqui hoje é bem simples, porém muito boa.

Ingredientes:

- 700 gramas de filé de sobrecoxas de frango picados
- 1 cebola grande cortada em cubos
- 3 dentes de alho
- 1/2 pimentão verde cortado em cubos
- 1/2 pimentão amarelo cortado em cubos
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1/2 xícara de água
- 1/4 xícara de molho shoyu
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1 colher de chá de açúcar
- sal

Modo de preparar:

Utilize, de preferência, uma panela larga ou uma frigideira funda. A panela Wok, de origem chinesa, é o formato mais indicado.

Refogue a cebola e o alho com as 2 colheres de azeite, até que a cebola fique transparente. Adicione o frango, mexa um pouco e tampe a panela. Aguarde até que o frango esteja cozido uniformemente. Em seguida, adicione os pimentões. Mexa e tampe novamente a panela, até que os pimentões amoleçam um pouco.

Misture a água, o shoyu, o amido de milho e o açúcar. Adicione à panela, mexa bem para misturar o molho aos outros ingredientes. Mantenha o fogo baixo por alguns minutos para que a água do molho seque e para que o gosto do molho penetre no frango.

Outros legumes podem (e devem) ser adicionados ao frango xadrez para aprimorar o sabor: brócolis, repolho branco, couve-flor.

Rendimento:

4 ou 5 pessoas

Acompanhamentos indicados:

Arroz branco, amendoim, saladas verdes

Nenhum comentário: