21 de jun. de 2012
Risotto de Funghi Chileno
Ingredientes:
- 200g de arroz arbóreo
- 75g de funghi chileno
- 1/2 cebola média
- 2 dentes de alho
- 1/2 talo de alho poró
- 80g de manteiga
- queijo parmesão
- sal
- pimenta do reino
- 2 cubos de caldo de legumes
- 1/2 taça de vinho branco seco
- 1/3 de uma caixinha de creme de leite
Modo de preparar:
Mergulhe o funghi em uma tigela com água quente e deixe hidratar por no mínimo 15 minutos. A quantidade de água deve ser suficiente para cobrir todo o funghi. Após a hidratação, retire o funghi da tigela e reserve a água para uso posterior.
Ferva 1,5 litros de água. Assim que a água ferver, dissolva os 2 cubos de caldo de legumes e reduza para fogo baixo, mantendo o fogo aceso.
Em uma frigideira, derreta 2/3 da manteiga e frite nela a cebola, o alho poró e os dentes de alho picados. A seguir, adicione o arroz e frite por aproximadamente 1 minuto. Logo após, adicione o vinho.
Assim que o álcool do vinho evaporar, abaixe o fogo para o nível médio. Então, com uma concha, vá adicionando o caldo de legumes. Na primeira vez, adicione caldo até cobrir completamente o arroz. Nas vezes seguintes, quando o arroz estiver começando a secar, adicione mais caldo, mas em quantidade menor do que na primeira vez. Em uma das adições de caldo, adicione junto uma concha da água da hidratação do funghi. Isso vai acentuar a coloração marrom do risotto.
Durante o cozimento, prove sempre os grãos de arroz. Quando o arroz estiver quase al dente, baixe a potência do fogo para o nível baixo, e adicione o funghi.
Tempere o risotto com sal e pimenta preta a gosto.
Adicione o creme de leite pra aumentar a cremosidade do risotto, mexendo bem.
Finalize o risotto com o 1/3 de manteiga restante, para aumentar o seu brilho.
Adicione o queijo parmesão por cima do risotto. De preferência, adicione somente no momento de servir o prato.
Rendimento:
2 pessoas
Dicas:
O funghi chileno normalmente vem em pedaços de tamanhos bastante disformes. Antes de adiciona-lo ao risotto, pique-o de maneira a reduzir o tamanho dos pedaços e a obter pedaços de tamanhos mais similares.
Use queijo parmesão em peça, ralando o queijo no momento de montar o prato, de preferência no ralo grosso. Faça as contas: sai mais barato e é muito mais saboroso!
A pimentinha que aparece na foto da receita é a pimenta biquinho, uma ótima opção pra aperitivo e decoração de pratos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário