RSS

8 de fev. de 2012

Fainá de Frango



O fainá é um tipo de pizza muito comum no Uruguai e na Argentina. É feito à base de farinha de grão de bico, água, azeite de oliva e sal. O prato é originário da Itália, chamado originalmente de farinata. Hoje em dia é um prato popular nas pizzarias uruguaias e argentinas, por herança dos imigrantes.

A receita descrita abaixo nada tem a ver com a receita original do fainá. Pelos ingredientes, se parece muito mais com algumas receitas de pizza caseira que conhecemos bastante. O nome "fainá" só é mantido porque foi assim que durante a minha infância e adolescência vi minha mãe fazer o fainá e distribuir a receita pra amigas e parentes. Assim... como mais uma homenagem à dona Nuria, eis aqui uma reprodução de um dos pratos que eu mais gostava de comer nos tempos de Uruguaiana.

Ingredientes:

Para a massa:
- 1 xícara de leite
- 1/2 xícara de óleo
- 150g de farinha de trigo
- 70g de queijo parmesão ralado grosso
- 3 ovos
- 10g de fermento em pó
- sal e pimenta preta a gosto

Para o recheio:
- 500g de peito de frango desfiado
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho picados ou a quantidade equivalente de flocos de alho desidratado
- 300g de molho de tomate pronto ou purê de tomate ou tomates pelados processados
- sal, pimenta preta e salsa a gosto

Modo de preparar:

Cozinhe o peito de frango sem sal, deixe esfriar e uma vez resfriado desfie e reserve.

Adicione no liquidificador o leite, os ovos, o queijo parmesão, a farinha e o óleo. Bata durante 2 ou 3 minutos. Adicione o sal e a pimenta preta a gosto, até ajustar o sabor. Reserve.

Em uma panela média, refogue a cebola e o alho em um fio de azeite. Adicione a seguir o frango e os tomates (purê ou molho pronto). Tempere com sal e pimenta preta a gosto. Adicione aqui outros temperos a seu gosto se preferir. Misture a salsa picada ao molho, deixe reduzir o suficiente para que o molho não fique muito molhado.

Voltando ao liquidificador, adicione o fermento e mexa vigorosamente com uma colher. Não misture o fermento à massa usando o próprio motor do liquidificador.

Em uma forma redonda, adicione metade da massa, o recheio e a outra metade da massa. Na foto deste post, eu polvilhei gergelim branco por cima. Na versão que eu conheci feita pela minha mãe, ela usava farinha de rosca. Fica a seu gosto escolher o que utilizar - mas lembre-se que adicionar algo pra dar crocância à parte superior do fainá faz uma diferença enorme!

Rendimento:

8 pedaços grandes, servindo 3 ou 4 pessoas.

Nenhum comentário: