O pesto é uma das receitas com mais variações que eu conheço. Talvez por isso eu tenha demorado tanto pra postar ela por aqui. Façam vocês mesmo um teste: procurem pelas receitas disponíveis na Internet e vão logo encontrar diferenças enormes em ingredientes e principalmente quantidades. Em resumo: o melhor mesmo é cada um fazer o pesto a seu gosto, tentando até encontrar a fórmula que funciona melhor. Aí vai a minha, antes que eu esqueça das quantidades que usei :)
Ingredientes:
- 100 a 150ml de azeite de oliva extra virgem
- 50g em folhas de manjericão (já destacadas)
- 30g de nozes
- 50g de queijo parmesão ralado
- 3 dentes de alho
- sal a gosto
Modo de preparar:
Destaque as folhas de manjericão dos maços, dispondo em uma vasilha. Lave-as, seque-as sem espremer e reserve.
Usando um pilão (ou qualquer outro método), amasse as nozes junto com o alho até que a mistura esteja bem móida.
Usando um processador ou mixer, triture todos os ingredientes. Ajuste o sal a seu gosto e a quantidade de azeite pra atingir a consistência de sua preferência.
Rendimento:
Esta receita rende aproximadamente 350ml de molho pesto, quantidade que pode ser utilizada com 500g de massa, servindo 4 ou 5 pessoas.
Dicas:
- Processe os ingredientes do pesto em etapas. Processe uma porção de cada ingrediente por vez, para facilitar o trabalho do seu processador ou mixer.
- O queijo a ser utilizado é um dos ingredientes que varia mais comumente. Na versão que valeu esta postagem eu utilizei um grana padano que veio lá de Rivera, no Uruguai. Receitas mais tradicionalmente indicam a utilização de peccorino e parmigiano reggiano.
- Não é legal abusar do alho, pois o sabor dele pode ficar muito marcante, e essa não é a ideia.
- O molho pesto dura cerca de uma semana na geladeira.
- Se quiser congelar, faça o molho sem adicionar o queijo, pois o queijo ralado muda o sabor ao ser congelado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário