Inverno sem risotto não é inverno! Quase que eu deixo passar o inverno de 2009 sem postar um risotto por aqui... E esse é um daqueles de poder mostrar pros amigos e parentes tranquilamente :)
Quando cozinhamos em casa com frequencia, vamos aprendendo ou inovando com o passar do tempo. Os ingredientes desta receita mostram duas manias que eu adquiri este ano: o uso de cogumelos paris e o uso de ervas frescas (aquelas vendidas em pequenas bandeijas de isopor nos supermercados). Como ter espaço em casa para plantar minhas próprias ervas ainda é um sonho, por enquanto esta é uma alternativa ótima e eficiente!
Ingredientes:
- 2 cubos de caldo de galinha caipira
- 80g de manteiga
- 1 cebola média picada
- 3 dentes de alho picados
- 180g de tomates secos
- 100g de cogumelos paris
- seleção de ervas (1 ramo de alecrim, 1 ramo de sálvia, 1 ramo de manjerona e 1 ramo de tomilho) bem picadas
- 1 cálice de vinho branco seco
- 1 xícara de arroz arbório ou carnaroli
- noz moscada
- pimenta preta
- sal
Modo de preparar:
Em uma panela grande, ferva cerca de 2 litros de água. Dissolva nela os cubos de caldo. Abaixe o fogo e mantenha-o ligado.
Em outra panela, refogue a cebola e o alho em metade da manteiga (40g). A seguir, adicione os tomates secos coados (sem o óleo em que vieram) e picados, os cogumelos e as ervas. Refogue por 1 a 2 minutos e tempere com a noz moscada, a pimenta preta e o sal. Adicione o arroz arbório e frite-o por alguns instantes. Logo após, despeje o vinho e aguarde até que o álcool evapore.
Com uma concha, adicione o caldo de galinha caipira na panela do arroz, mexendo sempre. A cada adição de caldo, mexa até que ele comece a secar e repita o processo até que o arroz esteja al dente.
Para finalizar a receita, adicione a outra metade da manteiga ao risotto. Isto aumentará a sua cremosidade e o seu brilho.
Rendimento:
3 ou 4 pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário