28 de abr. de 2009
Risotto Milanês
Esta é uma das mais tradicionais e antigas maneiras de se preparar um risotto. Chamado na Itália de Risotto Alla Milanese, este risotto surgiu de uma maneira muito curiosa.
Conheci este prato na minha infância. Em ocasiões especiais do ano (geralmente durante outono ou inverno), lembro bem de ouvir o anúncio de que no dia seguinte íamos comer "Arroz à Milanesa". Freqüentemente, ele era acompanhado de coxas e sobre-coxas de frango ao molho de tomate que, aliás, eram um ótimo acompanhamento!
Minha família e certamente muitas outras pessoas chamam esta variação amarela do risotto assim. Porém, já na época, eu confundia a denominação "à milanesa" com os empanados (bifes de carne bovina, frango ou peixe, por exemplo). Então, é melhor chamar de risotto milanês e deixar o outro nome somente nas boas e saudosas memórias da infância.
Ingredientes:
- 2,5 litros de água
- 3 cubos de caldo de galinha caipira
- 100g de manteiga
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho
- 1 e 1/2 xícaras de arroz arborio ou carnaroli
- 1 cálice de vinho branco seco
- 1 colher (chá) de açafrão em pó
- queijo parmesão ralado
- pimenta do reino
- sal
Modo de preparar:
Em uma panela grande, aqueça a água até o ponto de fervura. Adicione os cubos de caldo e abaixe o fogo, mantendo-o ligado.
Em uma segunda panela, refogue a cebola e o alho em 3/4 da manteiga. Em seguida, adicione o arroz e frite por alguns instantes. Adicione o vinho, e aguarde até o álcool evaporar.
Com uma concha, adicione o caldo até cobrir o arroz e mexa até que boa parte do caldo adicionado tenha secado. Repita este passo até que o arroz esteja al dente. Lembre-se de cuidar que durante a repetição desta etapa o arroz nunca seque.
Ajuste o tempero do arroz usando a pimenta e o sal. Logo após, adicione o açafrão e mexa bem. A cor e o aroma característicos vão ser logo notados. Finalize com o 1/4 restante de manteiga, para adicionar brilho, e com o queijo parmesão ralado.
Dicas:
- Sirva imediatamente após ficar pronto, para que não perca qualidade com a queda da temperatura e nem seque;
- Se o caldo for preparado através do cozimento de carne de frango, colocar alguns pedaços de carne de frango desfiada no risotto durante o cozimento do arroz é uma ótima idéia!
- O açafrão originário da Europa tem aroma e sabor muito melhores do que o açafrão-da-terra, originário da Ásia;
- A finalização também pode incluir salsa e cebolinha ou alho poró.
Bom apetite!
2 comentários:
Fala meu amigo!
Pont, tu tá te gastando cara.
risos...
Vou postar um quente esta semana.
Abraço.
bahhh, Pont, nao conhecia teu blog de receitas!!!! Adorei!!
vou consultar todos os findis (quando tenho tempo pra cozinhar ;)
beijao
Postar um comentário