7 de abr. de 2008
Strogonoff de Língua
A língua bovina é mais ou menos assim: a maioria odeia, mas quem gosta, gosta bastante. Eu sou um pouco incoerente, porque adoro língua bovina, mas não suporto carne de fígado. Gosto é gosto :)
A receita mais tradicional com língua bovina é fazer ela com molho vermelho e ervilhas. Eu não sou muito fã de ervilhas, então preferi preparar um strogonoff e compartilhar a receita aqui. Vamos a ela!
Ingredientes:
- 1 língua bovina (aproximadamente 1 quilo)
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho
- 2 tomates grandes sem pele
- 1/2 pimentão vermelho
- 2 colheres de extrato de tomate
- pimenta do reino
- noz moscada
- sal
- azeite
- 1 caixinha de creme de leite
- 100g de champignon
Modo de preparar:
Parte 1
Cozinhe a língua preferencialmente em uma panela de pressão, com 2 colheres de sopa de sal, por uma hora e meia. Se não puder utilizar a panela de pressão, utilize uma panela normal, mas o tempo aumentará para duas horas e meia.
Deixe a língua esfriar e retire toda a sua pele, além das partes mais gordurosas (normalmente na base da língua). Pique em pedaços, utilizando o formato que preferir (tiras ou cubos). Reserve.
Parte 2
Em uma panela com um fio de azeite, refogue o alho e a cebola, até que a cebola fique transparente. Adicione a língua picada. Mexa até misturar bem com a cebola. Tempere com pimenta do reino, noz moscada e sal a gosto.
Adicione o pimentão e o tomate, bem como um pouco de água (menos de meia xícara) para auxiliar o tomate a desmanchar. Tampe a panela e abaixe o fogo. Aguarde até que o tomate tenha desmanchado. Adicione o extrato de tomate, para adicionar cor ao molho.
Aguarde mais alguns minutos, até que o caldo do molho tenha secado um pouco. Adicione o creme de leite, o champignon cortado em pequenos pedaços e leve à mesa.
Rendimento:
4 ou 5 pessoas
Acompanhamentos:
Arroz branco e batata palha são os clássicos companheiros do strogonoff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário